No passado dia 20 de Novembro, um grupo de alunos participantes no Projecto Erasmus+ foi recebido na Câmara Municipal de Terras de Bouro, pela Vereadora da Educação, Ana Genoveva, que destacou «a importância» de um plano que permite um saudável e profícuo intercâmbio social, cultural e pedagógico.
No âmbito do Projecto Erasmus+, a Escola Básica de Rio Caldo, do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, em parceria com a escola Förderschule ES Zülpicher Straße – Colónia – Alemanha e o Colegiul Tehnic Energetic – Cluj-Napoca – Roménia, têm vindo a desenvolver um projecto em comum, cujo tema é “You belong to us! Learning together with the Index for Inclusion…”.
A duração do projecto é de três anos e tem como objectivo tornar a escola mais inclusiva para todos os alunos. Como instrumento de trabalho utiliza-se o Índex para a inclusão de Tony Booth e Mel Ainscow. Assim, na semana de 17 a 23 de Novembro, alunos e professores das escolas parceiras, nomeadamente, cinco alunos e seis professores da escola Förderschule ES Zülpicher Straße – Colónia – Alemanha e cinco alunos e quatro professores do Colegiul Tehnic Energetic – Cluj-Napoca – Roménia visitaram a escola de Rio Caldo, onde os alunos do 9º ano e os professores dinamizadores do projecto lhes proporcionaram uma série de actividades diferentes, pelo Concelho e até fora dele.
Em comunicado, o Município de Terras de Bouro adianta que «foi uma semana de troca intensa de saberes e de tradições. Estes projectos revelam-se uma mais-valia para toda a comunidade educativa proporcionando aos alunos e professores o desenvolvimento da língua estrangeira e o conhecimento de novas culturas. Também neste campo de acção a escola de Rio Caldo já levou cinco alunos e cinco professores a Colónia, Alemanha e cinco alunos e cinco professores a Cluj-Napoca-Roménia.