REGIÃO -

REGIÃO - -
Barcelos oferece ‘mil e uma razões’ para viver Natal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Não faltam motivos – ou “mil e um razões”, como diz a Câmara –  para visitar Barcelos nesta quadra natalícia. Às exposições de presépios do figurado barcelense juntam-se os workshops que convidam a modelar o barro, (muitos) doces, luz e música.

Depois da inauguração esta sexta-feira da programação de Natal com a abertura ao público da exposição ‘Presépio, uma imagem, várias interpretações’, patente na Torre Medieval e no Posto de Turismo até 6 de Janeiro, o fim-de-semana fica marcado pela abertura da 10.ª edição do Concurso Barcelos Doce, que promove a excelência dos doces tradicionais natalícios, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confeccionados pelas pastelarias, padarias e confeitarias do concelho.

Pelas ruas da cidade, de 7 de Dezembro a 5 de Janeiro, não faltam espectáculos musicais e arruadas com as ‘Oferendas ao Menino Jesus’, visitas musicadas à Biblioteca Municipal, Torre Medieval e Museu de Olaria.

Nas igrejas da cidade, ecoam cânticos, com os concertos de Natal pelo Coral Magistrói (dia 8, Igreja do Terço |17h), Conservatório de Música de Barcelos (14, Igreja Matriz de Barcelos |21h30), Orquestra da Escola de Música da Banda Musical de Oliveira e Coro (21, Igreja da Santa Casa Misericórdia |16h30), Coro de Câmara de Barcelos e Orquestra Barcina (21, Igreja Matriz de Barcelos |21h00) e Academia de Música de Viatodos (22, Templo do Bom Jesus da Cruz |17h30).

Para os mais novos, a aldeia Natal é o ponto de atracção, com canhões de neve (7 a 24 ), comboio Natal (7 a 24), insufláveis, distribuição de pais natais de chocolate e de balões, a chegada do Pai Natal (22), numa parceria do município com a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB).

Em tempo de pausa escolar, podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pela autarquia, que aliam actividades lúdicas e desportivas no Pavilhão Municipal, no Museu de Olaria, na Galeria Municipal de Arte, na Biblioteca Municipal e na Casa da Juventude.

As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível em: https://buonline.cm-barcelos.pt/.

O Theatro Gil Vicente tem também uma programação especial de Natal com principal destaque para o teatro infantil, mas o cinema e a música não deixam de estar presentes.

O ‘Portanheiro’ tem reservado o Jardim Velho, no dia da consoada, a partir das 17h00, para todos brindarem ao Natal com um cálice de vinho do Porto.

Também a festa de passagem de ano promete muita música e DJ´s, no Pavilhão Municipal, e de um “grandioso espectáculo” de fogo-de-artifício no Largo da Porta Nova.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS