Na sequência da pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal de Amares actualizou as medidas implementadas, tendo em conta a salvaguarda da saúde pública, de acordo com as orientações das entidades públicas nacionais.
Neste momento as medidas em curso são:
- Encerramento da Biblioteca Municipal, Piscina Municipal Coberta, GIP e Loja Interactiva de Turismo de Caldelas;
- Cancelamento dos seguintes serviços: Registo de Cidadãos Europeus, Serviço de Supervisão aos Refeitórios Escolares (Nutrição e Higiene Alimentar), projectos PAIMA e Clicar na Melhor Idade (ambos desenvolvidos com os idosos nas freguesias do concelho);
- Cancelamento das Feiras Semanais;
- Presidentes de Junta (decisão conjunta de encerrar atendimento presencial nas freguesias);
- Encerramento ao público de todos os serviços municipais de atendimento presencial, excepto situações urgentes e inadiáveis cuja deslocação deverá ser agendada por telefone. O atendimento passa a ser obrigatoriamente realizado por via telefónica ou por via digital através dos contactos gerais (telefone: 253991330/253993450 ou [email protected]).
- Encerramento ao público de todos os parques infantis municipais (proibida a utilização dos espaços).
- É suspensa toda a agenda de animação cultural, desportiva e social do município até final de abril.
- Serão garantidas as refeições escolares a todos os alunos com carência económica grave com inscrição prévia obrigatória.
«Estas medidas serão actualizadas sempre que a situação o justifique. O Município de Amares apela à consciência cívica de todos os amarenses na defesa da sua saúde e da saúde da comunidade, com o respeito máximo por todas as orientações emanadas pela Direcção Geral de Saúde», refere a autarquia