A Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está no combate à Covid-19 e de apoio aos mais vulneráveis, nomeadamente na realização de testes de despiste ao novo coronavírus. Desde o dia 16 de Abril que foram efectuados cerca de 5000 testes aos utentes e funcionários de instituições de todos os Concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo.
A equipa, formada por 14 enfermeiros, 10 socorristas e quatro administrativos, é coordenada pelo socorrista voluntário da EOE (Estrutura Operacional de Emergência) de Braga, Paulo Sousa.
Este serviço enquadrado pela EOE é fruto de uma parceria entre a Coordenação Nacional de Emergência da CVP, o Instituto da Segurança Social e o Grupo Lusíadas Saúde.
Em comunicado, o adjunto executivo da instituição, David Rodrigues, salienta que «a Delegação de Braga da CVP está organizada e equipada com um Posto Móvel para poder prestar este serviço, da realização de testes de despiste da covid-19, in loco, às empresas públicas e privadas, de forma a garantir um desconfinamento mais seguro e a retoma das atividades com mais confiança».
Os interessados podem enviar um e-mail para [email protected].
Fotos: Rafael Lomba