REGIÃO

REGIÃO -
Bloco questiona Governo sobre estado de conservação da Ponte de Fão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre o estado de conservação da Ponte D. Luis Filipe, ou Ponte de Fão, em Esposende, e quer que o Ministério das Infraestruturas e Habitação divulgue os resultados das inspecções recentes feitas à ponte e indique data prevista para início das obras de conservação e reparação.

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados do BE eleitos por Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, afirmam que “a referida ponte tem vindo a ser alvo de várias denúncias por motivos de degradação acentuada da estrutura e que podem colocar em causa a segurança das pessoas que utilizam a via pedonal que liga Esposende a Fão”.

A iniciativa bloquista surge na sequência do pedido de fecho da passagem pedonal feito pela Associação Cidadãos de Esposende, que denuncia a existência de “vários pontos que apresentam fissuras e que a corrosão é tão acentuada que existem buracos com abertura directa para o rio”.

“O Bloco de Esquerda considera que é necessário que o estado da ponte seja avaliado pelas Infraestruturas de Portugal, de forma a avaliar as condições de segurança para as pessoas que continuam a usar a ponte e identificar as intervenções necessárias para a salvaguarda daquela infraestrutura”, afirmam os deputados no documento e salientam que “as intervenções que se revelarem necessárias devem ser desencadeadas com carácter de urgência de forma a proteger as pessoas e o património”.

A Ponte D. Luís Filipe, na freguesia de Fão, concelho de Esposende, é uma infraestrutura com 268 metros, construída em treliça de ferro fundido. A via inaugurada em Agosto de 1892 faz parte da Estrada Nacional 13 e atravessa o rio Cávado. Foi classificada como Imóvel de Interesse Público através do Decreto do Governo n.º 1/86, de 3 de Janeiro, por ser um exemplar da arquitectura do ferro único no concelho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS