A Comissão Política do PSD de Terras de Bouro aprovou, por unanimidade, a atribuição de um voto de congratulação pela conclusão do doutoramento de António Afonso, com a tese “O culto a S. Bento da Porta Aberta como factor de desenvolvimento local e regional”.
«De facto, a tese apresentada pelo Doutor António Afonso dá a conhecer aspectos significativos e desconhecidos da vivência cultual de São Bento da Porta Aberta e do desenvolvimento que a mesma trouxe à região, particularmente ao Concelho de Terras de Bouro e à região», refere o partido.
A estrutura concelhia liderada por António Cunha sublinha que na tese é possível observar «facetas menos conhecidas e são clarificados factos, do ponto de vista histórico-sociológico, da devoção a São Bento que contribuirão para o esclarecimento de muitos peregrinos e visitantes ávidos de conhecer a história da génese, do crescimento do culto, das instalações e da Irmandade de São Bento da Porta Aberta».
«Na verdade, a tese defendida por António Afonso constitui uma mais-valia para o incremento da vertente do turismo cultural e religioso que o ilustre terrabourense, enquanto Presidente do Município de Terras de Bouro, tanto impulsionou, alavancando o concelho como uma referência turística nacional e internacional que hoje nos apraz registar», frisa o PSD de Terras de Bouro.