A eurodeputada do PS Isabel Estrada Carvalhais foi indicada pelos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D) para co-relatora na Comissão de Inquérito sobre a Protecção dos Animais durante o Transporte (ANIT).
Estrada Carvalhais considera que o cumprimento das regras para o transporte de animais vivos «é parte inseparável» das questões que se relacionam com o bem-estar animal.
«Na comissão todos trabalhamos de modo muito empenhado para determinar quais as melhorias necessárias ao sistema, tendo em vista o objectivo último: garantir o respeito escrupuloso das regras de bem-estar animal durante o transporte», assegura, em comunicado, a eurodeputada.
Salienta ainda que será necessário começar a trabalhar rapidamente, com a colaboração de todos os que constituem esta Comissão, na análise dos contributos que forem sendo recolhidos.
A Comissão irá desenvolver diversas linhas de trabalho de forma a reunir dados que consubstanciarão as suas conclusões.
A condução de audições públicas com especialistas, convites a testemunhas, solicitação de documentos às diversas entidades responsáveis e promoção de estudos no âmbito do transporte animal, são algumas destas linhas de trabalho a desenvolver.
Sempre que necessário, e possível, neste contexto pandémico, irá também realizar missões de apuramento de factos no terreno.
Os trabalhos terminarão no final da vigência desta Comissão, em meados de 2021, com a apresentação de um relatório final, para o qual Isabel Estrada Carvalhais será co-relatora.