Celebrou-se este domingo, 21 de Março, em São Bento da Porta Aberta, a “1ª Romaria do ano – Trânsito ou Morte de São Bento”. A programação iniciou com uma pequena procissão do Clero e dos Corpos Gerentes da Irmandade de São Bento da Porta Aberta da Basílica à Cripta, seguindo-se a Missa Pontifical, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, e solenizada pelo Grupo Coral de São Bento da Porta Aberta.
Em nota publicada nas redes sociais, na página “São Bento da Porta Aberta – Gerês”, o Arcebispo Primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, revela que «trabalhar é comprometer-se para ultrapassar o individualismo, não só os políticos procuram causas comuns, nós cristãos também procuramos o bem comum, o bem da Igreja».
«No entanto, é peremptório preocuparmo-nos também com a vida espiritual», realça Dom Jorge Ortiga, sublinhando que «temos de cultivar a vida espiritual, não basta o culto ao qual estamos habituados» e lançando o desafio a todos os peregrinos presentes e ausentes a ser «procuradores de Deus».
No final da Eucaristia decorreu a Tomada de Posse dos Corpos Gerentes da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, com Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade.
Fotos: Facebook São Bento da Porta Aberta – Gerês.