O candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Filipe de Oliveira, assumiu o compromisso de criar um fundo municipal para as 16 Juntas de Freguesia do concelho com o objectivo de promover a autonomia e a descentralização.
“Comigo na presidência da Câmara, as Juntas de Freguesia terão direito a uma verba municipal, de valor equivalente à verba que já recebem do Governo, através do Fundo de Financiamento das Freguesias”, revelou Filipe de Oliveira, que falava na sessão de apresentação da sua candidatura, que decorreu no auditório municipal local.
E, prosseguindo, prometeu: “Vamos duplicar as verbas que as Juntas de Freguesia recebem. Àquilo que recebem do Governo podem somar uma verba idêntica que receberão da Câmara”, explicou o candidato do PS, que tinha na primeira fila da plateia a dirigente nacional do PS e também ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
DESCENTRALIZAR COMPETÊNCIAS
A criação de um fundo municipal é, para Filipe de Oliveira, o “primeiro passo para uma verdadeira descentralização de competências em Vieira do Minho”.
“Comigo na presidência, os presidentes de Junta deixarão de andar de chapéu na mão a pedir protocolos e deixarão de depender da vontade ou do humor do presidente da Câmara ou do vereador”, frisou.
Embora o programa eleitoral do PS só deva ser divulgado na íntegra no início de Setembro, Filipe de Oliveira adiantou que o turismo será uma das apostas estratégicas, caso seja eleito presidente.
“Comigo, Vieira do Minho vai aumentar a dimensão e o valor da oferta turística. Temos de trabalhar em articulação com os municípios vizinhos. O turismo de Vieira do Minho não pode estar isolado da nossa região”, observou o candidato socialista, sublinhando que “a serra da Cabreira e a serra do Gerês só terão valor turístico internacional se o território for promovido à escala regional”.
Além de Maria do Céu Antunes e Filipe de Oliveira, a cerimónia contou com intervenções de Vânia Cruz, líder do PS Vieira do Minho, Joaquim Barreto, líder da Federação de Braga do PS, Maria Ferreira, mandatária da candidatura, e Hernâni Gouveia, candidato à presidência da Assembleia Municipal.