O “Luz de Presença”, projecto dinamizado pela Valoriza com apoio das Autarquias de Amares, e que promove actividades de envelhecimento activo, realizou o seu passeio anual, desta vez ao Distrito de Viana do Castelo, juntando cerca de 160 idosos. O convívio foi um dos pontos mais marcantes, numa jornada que começou com uma visita a Vila Nova de Cerveira, onde todos participaram num almoço, terminando nos jardins da muralha de Valença do Minho, com o regresso a fazer-se após um lanche partilhado por todos.
Pedro Costa, Presidente da Valoriza saudou todos os presentes, mostrando-se agradado com a adesão «que juntou mais de metade dos participantes das actividades semanais». Realçou que «o projecto está enraizado nas dinâmicas do Concelho, prova disso o facto de estar na maioria das Freguesias de Amares, apoiado, tanto pela Câmara Municipal, como pelas Juntas de Freguesia aderentes».
Como vem sendo hábito, o projecto faz férias no mês de Agosto, no entanto, «voltaremos em Setembro, com as actividades regulares, embora, como já é hábito, com uma ou outra novidade», realçou o responsável.
Contas feitas, o dirigente frisa que este é um projecto que «merece o grande esforço que fazemos para o colocar no território do Concelho», porque desde 2013, quando o Luz de Presença ganhou um prémio da Fundação EDP, «as pessoas habituaram-se a esta presença nas suas vidas». Daí para cá, revela que os apoios das autarquias «é fundamental, mas cobrem apenas 60% a 70% das despesas do projecto, sendo que a Valoriza tem que angariar receitas para o conseguir colocar no terreno».