Já chegaram ao Agrupamento de Escolas de Amares as “C-Pen Exam Reader”, que em breve serão testadas.
Segundo o Agrupamento, «a C-Pen é uma ferramenta importante para a inclusão de crianças com Perturbações Específicas da Aprendizagem (PEA), nomeadamente com dislexia ou outras dificuldades de leitura».
«Uma verdadeira inovação que vai facilitar a aprendizagem de crianças/jovens. Esta “caneta” já é utilizada há vários anos, a nível mundial, em diferentes línguas/idiomas, no entanto, só recentemente surgiu em Portugal», refere.
A C-Pen estimula a leitura autónoma de textos impressos, que lê em alta voz, em português de Portugal, sendo uma ferramenta pequena, leve e portátil.
«Fácil de utilizar, basta passá-la sobre cada uma das linhas do texto, havendo a possibilidade de ouvir com fones (para não perturbar os colegas do lado, na sala de aula ou eventualmente durante os exames). Também tem um pequeno ecrã, onde vai aparecendo o texto lido», acrescenta o Agrupamento.
Na publicação, a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) e a Biblioteca Escolar de Amares congratulam-se com esta nova aquisição. «O projeto foi bem-sucedido com a parceria da Câmara Municipal de Amares (CMA), no âmbito do projecto ParAmares a Leitura», assinala.