O Município de Terras de Bouro, em parceria com o Agrupamento de Escolas, procedeu à aquisição de material pedagógico específico para apoio à leitura, em particular dirigido a crianças com dislexia ou outras dificuldades de leitura.
A nova ferramenta, designada por “C-Pen ExamReader”, é uma inovação tecnológica que «facilita, não só a aprendizagem e a inclusão de crianças com Perturbações da Aprendizagem Específicas (PAE), nomeadamente, com dislexia ou outras dificuldades de leitura, mas também para crianças com algumas dificuldades na visão».
Esta “caneta” já é utilizada há vários anos a nível mundial, em diferentes línguas/idiomas (inglês, espanhol, alemão, italiano…), no entanto, só recentemente surgiu em Portugal. A Exam Pen estimula a leitura autónoma de textos impressos, que lê em alta voz, em português de Portugal.
Depois do Agrupamento de Escolas ter adquirido um primeiro conjunto de cinco unidades de “C-Pen ExamReader” foi a vez do Município se associar a esta medida de apoio à leitura, com a aquisição de mais cinco exemplares.
De igual modo, a autarquia procedeu à oferta de obras da Educação Literária e obras para leitura para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. O fundo documental oferecido contribuirá para «enriquecer o acervo documental das Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento».