Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Workshops de sensibilização e acções de benchmarking sobre “Cultura Acessível” em Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura

«Como tornar os espaços culturais em locais acessíveis para todo o público? Consegue identificar as barreiras no acesso à cultura? Qual o seu contributo para integrar pessoas com diversidade funcional?» Estas são algumas das questões sobre “Cultura Acessível“ que vão ser trabalhadas nos workshops e acções de benchmarking dinamizados pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) nos próximos dias 27, 28 e 30 de Junho e 1 de Julho, em vários concelhos do Alto Minho.

A iniciativa, aberta à participação do público em geral, está inserida no projecto “Inclusão activa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, co-financiado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.

SESSÕES

Em comunicado, a CIM revela que «face à crescente importância que o tema da Cultura Acessível tem vindo a assumir à escala global e à sua pertinência no actual quadro de transição para o novo ciclo de programação 2021/2027, estas sessões permitirão aos participantes conhecer conceitos chave no que respeita à diversidade funcional, identificar as implicações da deficiência na funcionalidade da pessoa e diagnosticar e reconhecer as barreiras atuais no acesso à cultura».

As sessões serão conduzidas por Célia Sousa, coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, e Marta Nogueira, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, ambas com um trabalho reconhecido no âmbito da inclusão social de cidadãos com necessidades específicas.

Estas sessões realizam-se na Casa da Cultura de Melgaço (dia 27 de Junho), na Biblioteca Municipal de Monção (dia 28 de Junho), na Biblioteca Municipal de Valença (dia 30 de Junho) e na Casa do Conhecimento de Paredes de Coura (dia 1 de Julho).

Os interessados devem fazer a sua inscrição através do preenchimento do formulário correspondente ao município onde pretendem assistir à sessão, disponível no site da CIM Alto Minho em http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1626.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS