10 depois da primeira edição, a cidade de Barcelos volta a ser palco de mais um “Um Dia Pela Vida”, que vai decorrer no próximo dia 23 de Julho, a partir das 9h30 e vai juntar os participantes na luta contra o cancro.
O evento, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, vai realizar-se no Jardim das Barrocas, junto à Praceta Francisco Sá Carneiro, e vai estender-se até às 2h00 da manhã do dia seguinte, contando com várias actividades no seu programa.
Logo pela manhã, às 9h30, o evento inicia-se com uma arruada, que vai ser acompanhada pela Banda do Galo, pelos “motards” dos Moto Galos e pela “Chama da Vida”.
A meio do percurso, vai existir uma paragem em frente ao edifício da Câmara Municipal de Barcelos, onde o presidente Mário Constantino e os vereadores vão aguardar, sendo depois convidados a seguir na arruada até ao seu final, junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.
Ao longo de todo o evento existirá uma praça de alimentação aberta todo o tempo e que será dinamizada pelas equipas participantes, numa iniciativa que vai também contar com eventos de animação infantil e actividades desportivas.
Destas, destaca-se a Maratona de “Cycling”, que vai juntar todos os ginásios de Barcelos. Para além disso, vão existir ainda concertos e actuações no palco principal, num evento que, às 22h00, vai acolher a Cerimónia das Luminárias.
A terminar, pela 1h30, existirá a caminhada até à margem do rio Cávado, sendo que o programa tem fim agendado para as 2h00, com a “Cerimónia pela Vida no Rio”, que envolve a largada das luminárias em canoas e kayaks.
Esta iniciativa tem como principais objectivos «alertar para a prevenção do cancro», «afastar os medos da doença», «apelar aos rastreios» e ainda «angariar fundos para as actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro».