O Município de Terras de Bouro informou, em comunicado, que já se encontram abertas as candidaturas ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
Este programa visa «promover práticas juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e ecossistemas» e é feito através da sensibilização das populações em geral.
Ao mesmo tempo, procura servir como «prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental», envolvendo também «a monitorização e recuperação de territórios afectados».
As candidaturas a este programa deverão ser formalizadas na plataforma, com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início, sendo que os projectos têm a duração mínima de 15 dias e a máxima de 60.
O valor de ressarcimento diário dos jovens é de 12 euros e o projecto estará sempre orientado para a «divulgação de de um conjunto de regras e boas práticas ambientais, relativas à ocupação e à utilização segura e limpa dos locais de maior afluência turística», como é o caso do Parque Nacional Peneda Gerês.