Terminam no próximo dia 30, as candidaturas à Bolsa Social de Mérito que a Câmara de Braga volta a atribuir, recorda esta sexta-feira a autarquia em comunicado.
A Bolsa é dirigida a estudantes cujo agregado familiar tenha residência no concelho de Braga há mais de dois anos, que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo devidamente homologados, para obtenção do grau académico de licenciatura.
A bolsa visa garantir equidade social, a igualdade de oportunidades e fomentar as competências pessoais e profissionais dos alunos provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, premiando assim o seu aproveitamento escolar.
“O município de Braga tem como um dos seus primordiais objectivos a prossecução dos interesses próprios e comuns dos seus munícipes. Desta forma, o desenvolvimento territorial e a equidade social determinam a adopção de medidas que garantam a igualdade de oportunidades e promovam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais”, refere a autarquia no comunicado.
O acesso ao ensino superior – lê-se ainda – “não pode estar dependente das diferenças económicas e sociais dos cidadãos, considerando-se essencial a atribuição de Bolsas de Mérito a estudantes provenientes de famílias enquadradas em situação de vulnerabilidade, contribuindo assim para a formação de quadros técnicos superiores de Braga e, deste modo, promover um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural do concelho”.
A atribuição desta Bolsa de Mérito tem assim como principal objectivo o colmatar de algumas disparidades e a distinção dos estudantes com aproveitamento escolar.
A candidatura deve ser efectuada nos serviços do município (Balcão Único ou através do email institucional muní[email protected]) O regulamento e procedimento da candidatura podem ser consultados na página do município em: https://bit.ly/3cm8wIJ