Integrado no programa comemorativo ‘Esposende 450 anos’, está patente, até dia 30, no Arquivo Municipal de Esposende, a exposição documental ‘Testemunhos das Comemorações do IV Centenário da Vila e Concelho de Esposende’.
A mostra é constituída, essencialmente, por documentos que fazem parte do espólio do Arquivo Municipal, destacando-se, entre outros, o Projeto de arranjo à volta do Monumento a D. Sebastião e a Implantação do Monumento a D. Sebastião, do escultor Lagoa Henriques (oferta do Ministério das Obras Públicas); a assinatura do Ministro do Interior, António Manuel Gonçalves Rapazote, no livro de Honra da Câmara Municipal de Esposende; o Programa do Serão para Trabalhadores organizado pela delegação da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho; o Desdobrável do Programa das Festas Centenárias; um exemplar do livro ‘Vila e Concelho de Esposende no IV centenário 1572-1972’ e do jornal local O Cávado.
Também no âmbito das comemorações dos 450 anos de Esposende, encontra-se patente o registo da Acta da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, de 14 de Agosto de 1972, na qual foi aprovada a criação do Feriado Municipal, em 19 de Agosto, e remetida a decisão para publicação pelo Ministro do Interior, comemorando-se, este ano, o quinquagésimo aniversário.
A escolha do feriado teria por base a data da outorga da Carta Régia pelo rei D. Sebastião, no dia 19 de Agosto de 1572. O feriado foi promulgado, em Diário do Governo, no dia 27 de Outubro de 1972 (Diário do Governo n.º 259/1972, Série I de 1972-11-07).
Além da documentação, estão disponíveis para visualização dois vídeos do arquivo da RTP, que documentam o cortejo agrícola e folclórico e o desfile de carros antigos, ambos realizados em Esposende e exibidos no programa Noticiário Nacional, em 1972.
O Arquivo Municipal está aberto de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.