BRAGA

BRAGA -
Júri internacional visita Braga, “cidade que quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O júri internacional que avalia o processo de candidatura da Capital Europeia da Cultura em 2027 esteve esta quarta-feira de visita a Braga, em diversos espaços do concelho.

A comitiva reuniu com a directora regional da Cultura no Mosteiro de Tibães, contactou com associações culturais, membros da Assembleia Municipal, uma visita que terminou no Mercado Municipal.

“Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura e temos as mais altas espectativas de que podemos atingir esse objectivo. A cidade fez tudo o que estava ao seu alcance para apresentar uma candidatura excepcional, uma candidatura dos bracarenses, de todo o concelho, mas também de toda a região e da Eurorregião”, afirmou Ricardo Rio, presidente do município.

O autarca frisou que a candidatura mobilizou apoios “a todos níveis no Norte de Portugal e em toda a Galiza assumindo-se como um excelente desafio para aquilo que a Europa deve ser no futuro, onde a Cultura desempenha um papel fundamental”.

‘Tempo de Contemplação’ é o tema da candidatura Bracarense, cujo programa artístico da é composto por 48 projectos divididos pelos quatro pilares da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação.

Estão ainda previstos seis eventos de natureza mais festiva apelidados de “celebração”. Mais de 85% dos projectos são de carácter regional e cerca de 45% fomenta a cooperação transfronteiriça, juntando parceiros do Norte de Portugal e Galiza.

“Em Braga olhamos para a Cultura como um veículo de transformação da sociedade e do nosso território em todas as suas dimensões e achamos que merecemos indiscutivelmente este título”, concluiu Ricardo Rio.

Braga é uma das quatro cidades finalistas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada.

Entre os dias 5 e 6 de Dezembro tem lugar, em Lisboa, uma nova audiência das cidades finalistas, estando a audiência de Braga marcada para dia 6 durante a manhã.

No dia 7 de Dezembro é conhecido o nome da cidade portuguesa que recebe o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS