«Valorizar as pessoas mais velhas, nomeadamente as que se encontram a viver em estruturas residenciais, e contribuir para combater a solidão vivida nos últimos dois anos de pandemia, particularmente neste período festivo do Natal». Foi baseada nesta ideia que nasceu a campanha “Natal a Meias”, criada por Joana Azevedo, aluna do terceiro ano do curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC).
MEIAS ENTREGUES NO DIA DE REIS
Embora desenvolvida no universo da ESE-IPVC, a campanha Amor a Meias está longe de se circunscrever àquela Escola ou ao mundo do Politécnico de Viana do Castelo (as seis Escolas, os Serviços Centrais e os SAS). Está envolvida a comunidade de Viana do Castelo, nomeadamente a Câmara Municipal, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e muitas outras empresas e instituições.
CAMPANHA INTERGERACIONAL
Depois de recolhidas, as meias não serão simplesmente entregues às instituições. Com a colaboração dos colegas de curso de licenciatura em Educação Social e Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social, serão colocadas em embrulhos e acompanhadas por um postal personalizado, criado a partir de desenhos natalícios feitos por crianças e com mensagens dos estudantes envolvidos. As meias serão entregues do dia de Reis, a 6 de Janeiro.
Além do sucesso que a campanha está a ter, a aluna destaca a «componente intergeracional, envolvendo crianças, jovens, adultos e pessoas mais idosas». Contente com o “Natal a Meias”, Joana Azevedo, que está a fazer estágio no Lab GeroSOC – Laboratório de Gerontologia Social Aplicada da ESE-IPVC, diz que «não se trata apenas de uma campanha solidária», ressalvando a mensagem subjacente de «valorização das pessoas mais velhas, enquanto elementos fundamentais da sociedade, no passado, no presente e no futuro».