O Executivo municipal de Braga expressou, esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de solidariedade com a cidade turca de Gaziantep, fortemente atingida pelo sismo que ocorreu esta madrugada de segunda-feira entre o sul da Turquia e o norte da Síria.
O voto ocorre no dia em que o Município aprovou um protocolo de geminação entre Braga e Gaziantep, que dá corpo jurídico às relações de cooperação já existentes.
“É trágico. Além da dimensão humana, há também uma dimensão patrimonial que com consequências devastadoras. Associamo-nos, com toda a solidariedade, a esta tragédia”, afirmou o presidente da Câmara, Ricardo Rio.
Gaziantep é cidade criativa de Gastronomia da UNESCO e um importante centro económico do sudeste da Turquia.
Sobre o acordo de geminação, os vereadores socialistas pediram que fosse retirada uma frase em que se diz que Braga e a cidade turca “partilham os mesmos valores políticos”.
A maioria (PSD/CDS) aceitou a sugestão, mas com uma observação do autarca. “O objectivo é a colaboração com estas cidades e regiões com quem temos tido grandes frutos. O caso de Gaziantep tem sido muito positivo, desde logo na nossa participação na Rede das cidades criativas, mas também noutros domínios. Estamos a falar de uma cidade e de um país democrático. No caso concreto, a presidente de câmara da cidade turca foi eleita, é uma das mulheres autarcas no país onde existe também liberdade religiosa. Não há assim tantas diferenças. Poderá haver divergências políticas, mas não é o que interessa para este efeito”, respondeu.