Cerca de 800 figurantes vão voltar a dar corpo ao cortejo bíblico “Vós serei o meu novo”, também conhecido como Procissão da Burrinha, que sai às ruas de Braga no dia 05 de Abril, em plena Semana Santa.
A “burrinha” vai voltar a sair de Escariz São Mamede, em Vila Verde, sendo transportada pelas mãos do criador Clemente Alves para protagonizar, no dia 05 de Abril, a partir das 21h30, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações.
O cortejo, que contará com mais de duas dezenas de quadros bíblicos, terá «algumas melhorias», conforme assinalou esta quinta-feira o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, Ricardo Silva, em conferência de imprensa.
«Haverá melhorias ao nível dos porta cartazes que antecedem os quadros, do guarda-roupa e da arca da Aliança, que será agora muito mais fidedigna em relação ao que é narrado na Bíblia», explicou.
Organizada pela Junta de Freguesia e pela Paróquia de S. Victor, a Procissão da Burrinha foi reactivada em 1998, nos moldes actuais, estando a comemorar 25 anos. A intenção da comissão organizadora é que em 2024 possa ser inaugurada uma escultura alusiva.
As procissões dos Passos (02 de Abril), da Burrinha (05 de Abril), do Ecce Homo (06 de Abril) e do Enterro do Senhor (07 de Abril) são alguns dos momentos religiosos mais emblemáticos da Semana Santa de Braga.