A Basílica de São Bento da Porta Aberta acolheu, esta terça-feira, 21 de Março, a primeira romaria do ano, referente ao trânsito ou morte de São Bento.
Pelas 11h decorreu uma eucaristia (na Cripta) – solenizada pelo Grupo Coral de São Bento – presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, tendo-se seguido a inauguração do “Passadiço do Peregrino”.
PASSADIÇO DO PEREGRINO
Dirigindo-se aos presentes e após a bênção do novo acesso/espaço pelo Arcebispo de Braga, o presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, Cónego Roberto Rosmaninho, sublinhou tratar-se de uma obra que visou «potenciar o espaço existente, valorizando os acessos».
«Em nome da Irmandade, quero agradecer a todos os que potenciaram tudo isto e levaram a bom porto a realização desta obra. De assinalar também, a gratidão para com os peregrinos, naquele que será um serviço para eles, através de acessos que facilitam a chegada ao Santuário», notou.
Também presente na sessão e em representação do Município de Terras de Bouro esteve Augusto Braga, presidente da Assembleia Municipal, que sublinhou ser de «louvar o que a Irmandade tem vindo a fazer ao longo dos anos, tendo em conta o investimento que faz nestas terras».
«É uma obra que vem trazer mais grandeza a um Santuário tão visitado e procurado», atirou.