A Escola de Engenharia da Universidade do Minho apresenta esta quinta-feira a plataforma TMOB-HUB – Transportation and Mobility Research Hub, que associa as competências de sete centros de investigação na área da mobilidade e quer afirmar-se na cooperação com actores nacionais e internacionais.
A cerimónia realiza-se das 14h00 às 18h45, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, incluindo quatro palestras e uma mesa redonda com diversas personalidades.
A sessão de abertura conta com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, o presidente da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, o administrador dos Transportes Urbanos de Braga, Teotónio dos Santos e, da parte da UMinho, o vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, a vice-presidente da Escola de Engenharia, Lígia Rodrigues, e o diretor da TMOB-HUB, José Campos e Matos.
De seguida, prevê-se palestras do presidente da CCDR-N, António Cunha, do presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, João Caetano da Silva, do presidente da World Road Association, Nazir Alli, e do diretor executivo da Europe’s Rail Joint Undertaking, Giorgio Travaini. Os territórios, a descarbonização, o triângulo educação-tecnologia-qualidade de vida e a digitalização são alguns temas a abordar.
Após uma pausa, realiza-se às 17h15 uma mesa redonda com dez figuras neste âmbito. A sessão de encerramento cabe depois ao presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes.