OPINIÃO - A gestão eficiente do tempo

OPINIÃO -
A gestão eficiente do tempo

Todos os colaboradores numa organização devem contribuir para executar a estratégia implementada, através de tarefas e procedimentos diários com o propósito de contribuir para uma melhoria contínua de todo o organismo devendo a estratégia ser eficiente e simultaneamente capaz de constituir uma mais valia para todos os seus membros.

Nas palavras de Dalai Lama “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

A gestão eficiente do tempo é também um dos requisitos para uma eficaz aplicação das técnicas de desenvolvimento pessoal, pois todos dispomos das mesmas horas por dia contudo nem todos as gerimos da melhor maneira sendo a ausência de uma gestão correcta do tempo e das prioridades um factor de desestabilização da aplicação das regras do marketing pessoal.

PUBLICIDADE

Definir de forma correcta as tarefas diárias a implementar, escritas se necessário for, pode constituir per si um guia para as actividades e tarefas verdadeiramente necessárias e prementes separando o acessório do essencial sendo que o objectivo é que sejam cumpridos os prazos, os compromissos assumidos no tempo oportuno constituindo assim uma contínua melhoria da concretização dos objectivos a curto, médio e longo prazo.

Segundo Pitágoras “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” Já Sêneca “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida. Neste sentido, a organização diaria, bem como, o seu registo escrito são fatores importantes na gestão eficiente do tempo.

Podemos dizer que através da expressão escrita fica naturalmente um registo daquilo que cada um reflecte, pensa e supõe ser o mais apropriado para o momento presente e o futuro, podendo sempre medir a performance, a evolução e crescimento de cada um.

Tal como afirmou Arthur Schopenhauer “As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo”. Assim, devemos usar o tempo para pensar, registar e implementar ações congruentes com os sonhos, as metas e objetivos previamente definidos.