OPINIÃO - A relevância do carisma…

OPINIÃO -
A relevância do carisma…

A palavra “carisma” está muitas vezes associada a uma “dádiva de Deus”, a “toques de magia” sobre os outros. Na sua essência o conceito “carisma” está intimamente ligado a personalidades que produzem impactos únicos e mágicos sobre os outros, como por exemplo Thomas Edison “Eu não falhei, só descobri 10 mil caminhos que não eram o certo”.

O carisma é o mesmo que qualidades, comportamentos e atitudes que fazem a diferença. O homem carismático gera acção em seu redor, está no olhar de quem o observa. Um homem carismático move, em torno si, discípulos, que seguem as suas ideias, os seus pensamentos, atitudes, numa partilha leal, obtendo contrapartidas que podem ser uma visão, uma causa, uma inspiração na qual se revêem e lutam em conjunto. A personalidade carismática encoraja os outros, nos seus comportamentos e acções, construindo uma envolvente capaz de levar por diante um projecto comum. O carisma envolve essencialmente o magnetismo do líder aos seus seguidores.

O homem carismático apresenta na sua génese uma visão, um projecto visionário, um sonho profundo e verdadeiramente envolvente no qual acredita cegamente e por ele luta continuamente. Nas palavras de Oscar Wilde “chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de carácter.”

PUBLICIDADE

Uma visão não tem que ser, necessariamente, utópica ou uma projecção de grandes ideais, mas sim um objectivo realista, uma meta a ser concretizada, pois o factor realmente importante é a capacidade de aglutinar seguidores, colaboradores que comunguem do mesmo desejo de realização. Assim, o homem carismático revela-se no facto de transferir a sua visão para alguém que o recebe e torna-se parte integrante dele.

O líder carismático é normalmente alguém que, independentemente do meio social ou da idade, atribui valor e importância a todas as pessoas que o seguem, promovendo uma áurea de identificação pessoal comum nos seus discípulos. Segundo Abraham Lincoln “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o carácter de um homem, dê-lhe poder. O carisma de um líder é também, o processo de aprendizagem contínua, que se verifica nas acções reais por ele promovidas.