REGIÃO -
Alto Minho activa plano de emergência para combater Covid-19 nos lares

A Comissão Distrital de Protecção Civil de Viana do Castelo activou o Plano Distrital de Emergência para combater a Covid-19 na região onde, do total de infectados, um terço são idosos e funcionários de lares.

O número de casos positivos no distrito de Viana do Castelo, esta terça-feira é de 318 de casos positivos. O número de casos positivos nos lares do distrito (utentes e funcionários) é de 139. Mais de um terço do número de infectados no Alto Minho, estão nos lares de idosos como utentes ou funcionários”, afirmou Miguel Alves, presidente distrital da Protecção Civil vianense.

A activação do Plano Distrital de Emergência foi decidida esta terça-feira, numa reunião da Comissão Distrital de Protecção Civil, e discutido à tarde numa reunião da Comunidade Inter-municipal (CIM) do Alto Minho.

PUBLICIDADE

Está a ser trabalhada a abertura, até final da semana, de um lar de retaguarda, com 50 camas, na Pousada da Juventude de Viana do Castelo para apoiar instituições de idosos do distrito que não tenham condições para isolar idosos infectados, mas sem sintomas da doença, ou recursos para garantir o seu acompanhamento”, adiantou.

Nos últimos dias, conhecemos várias histórias no distrito de pedidos de ajuda por parte de instituições para comodar idosos infectados, mas sem sintomas, isolando-os dos outros. A solução não estava a ser encontrada. Havia aqui limites institucionais, alguns desencontros de ideias e, era necessário criar uma nova coordenação”, sustentou.

Miguel Alves adiantou que com a activação do Plano Distrital de Emergência fica com “competência e poder para estabelecer uma nova coordenação no âmbito do distrito”.