3º CONCURSO NACIONALAluna da UMinho vence concurso de canções chinesas

3º CONCURSO NACIONAL
Aluna da UMinho vence concurso de canções chinesas

Beatriz Silva, da Universidade do Minho, venceu recentemente o 3º Concurso de Canções Chinesas Interpretadas por Não-Nativos. A aluna do mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês foi seleccionada entre cerca de meia centena de concorrentes de várias regiões do país. A iniciativa foi organizada pelo Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, em parceria com a Embaixada da República Popular da China. “Sinto-me honrada com este reconhecimento. Adorei a experiência e foi muito enriquecedor conhecer pessoas que partilham a mesma paixão pela cultura chinesa”, afirma a barcelense de 24 anos, que conquistou o primeiro lugar do concurso com a ‘Canção das Flores de Ameixoeira’. “Fui encorajada por uma professora de mestrado, com quem aprendi muito”, acrescenta.

Licenciada em Estudos Chineses e Japoneses pela UMinho, Beatriz Silva ganhou em 2015 uma bolsa de estudo do Instituto Confúcio da academia minhota para prosseguir a formação nesta área. “Num mundo em que o papel da China é cada vez mais importante a nível económico e político, acho que a aprendizagem da língua e da cultura chinesas é essencial para uma comunicação mais fácil com os interlocutores chineses e, sobretudo, para compreender melhor as suas formas de pensar, agir e sentir”, explica a estudante premiada.

PUBLICIDADE

O júri, constituído apenas por personalidades chinesas, avaliou critérios como a pronúncia, a musicalidade e a interpretação dos participantes, que actuaram a solo ou em grupos de duas a cinco pessoas. O concurso, que já vai na sua terceira edição, tem vindo a atrair cada vez mais interessados de diversas áreas de formação e com idades compreendidas entre os 10 e os 70 anos.