AMARES - Amares já dispõe de uma estação meteorológica automática

AMARES -
Amares já dispõe de uma estação meteorológica automática

Amares dispõe, a partir de agora, de uma estação meteorológica automática. O equipamento foi inaugurado esta terça-feira, no Centro Escolar de Caldelas e possui vários sensores que permitem medir a temperatura e humidade relativa, a velocidade e direcção do vento, precipitação, pressão atmosférica e radiação solar.

No momento estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, o Vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, a técnica superior da CIM do Cávado Ana Carvalho e o Presidente de Junta de União de Freguesias de Sequeiros, Caldelas e Paranhos, José Manuel Almeida.

SISTEMA

PUBLICIDADE

O sistema é composto por uma plataforma de gestão de dados e visualização de informação, com os dados recolhidos a serem partilhados com o município e com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estando em aberto a possibilidade de se efectuar protocolos de colaboração com outras instituições.

PROJECTO

O projecto é da responsabilidade da CIM Cávado e financiado pelo POSEUR e Fundo de Coesão, numa candidatura que representa aproximadamente 81 mil euros, total das seis estações meteorológicas dispostas pelos Concelhos da CIM. Tem como objectivo promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Dezembro de 2019