AMARES – Amares promove Semana do Desporto e Juventude para combater hábitos sedentários

AMARES –
Amares promove Semana do Desporto e Juventude para combater hábitos sedentários

Com o objectivo central de fomentar a prática desportiva, combatendo hábitos sedentários, a Câmara de Amares lança, a partir desta segunda-feira, a IV Semana do Desporto e Juventude, que se prolonga até ao próximo domingo com a realização de várias actividades.

«Pretendemos que esta seja uma iniciativa abrangente, que reúna os jovens e os menos jovens. O desporto é fundamental e nós, enquanto Município, temos estado atentos a essa área», referiu o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, na conferência de imprensa de apresentação do programa.

PUBLICIDADE

De segunda a sexta, haverá animação desportiva nos vários Centros Escolares do concelho, envolvendo a participação de cerca de 570 alunos do 1º ciclo, em acções sobretudo vocacionadas para a utilização da bicicleta, nomeadamente com incentivo da prática e a transmissão de conselhos de segurança.

No dia 26, quinta-feira, pelas 14h30, a Quinta Lago dos Cisnes acolhe um Encontro Desporto Sénior e na piscina de Amares vai ser feita a actividade “Todos ao molho”, de recepção aos novos estudantes do ISAVE.

O programa integra ainda um teatro-debate no Auditório Conde Ferreira (27), a iniciativa “5 horas a bulir” na Escola Secundária (27) e uma “Tarde a Nadar” na piscina coberta (28).

Um dos momentos principais é a realização de nova edição dos Jogos Concelhios, que vão acontecer no sábado, dia 28, no Estádio do FC Amares, com a participação de várias freguesias do concelho.

A Semana do Desporto e Juventude termina com a actividade “Objectivas Ligadas”, promovida pela Associação AbouAboua.

«A nossa intenção é que os amarenses se mantenham activos não apenas durante esta semana, mas ao longo do ano, desenvolvendo hábitos saudáveis e de prática desportiva», reforçou o vereador do Desporto, João Esteves.

RECONHECIMENTO A PIRES E LILIANA ALMEIDA

A apresentação da Semana do Desporto e Juventude serviu ainda de mote para que a Câmara de Amares reconhecesse publicamente o trabalho de dois amarenses que se destacaram na prática desportiva federado: o jogador Pires e a árbitra Liliana Almeida.

«O Pires é uma das referências do nosso concelho e voltou a ser o melhor marcador da II Liga Portuguesa, o que para nós é um orgulho. A Liliana é uma jovem árbitra, que ficou em primeiro na AF Braga e subiu aos Nacionais. Está a construir uma carreira num mundo difícil como é a arbitragem», destacou Manuel Moreira.

A autarquia vai ainda distinguir o clube de parapente AbouAboua pela conquista do título nacional em 2018. A homenagem vai acontecer no próximo domingo, aquando da realização da actividade “Objectivas Ligadas”.