O presidente da Câmara de Amares, Emanuel Magalhães, anunciou esta segunda-feira a intenção conjunta do município e da Junta de Freguesia de Fiscal de valorizar as margens do rio Homem, reforçando a visibilidade e atratividade da tradicional travessia pascal.
As declarações foram proferidas no dia em que se cumpriu mais uma travessia, com milhares de pessoas a assistir. Segundo o autarca, esta tradição “é uma marca do concelho e fora do concelho”, atraindo não só locais, mas também visitantes de todo o país e emigrantes que aproveitam a época da Páscoa para regressar às origens.
“Efetivamente, já vem cá muita gente para apreciar este dia de tradição”, sublinhou, destacando o caráter cada vez mais abrangente do evento, que considera já representativo não apenas de Amares, mas de toda a região.
Nesse sentido, Emanuel Magalhães revelou que existe um entendimento entre o município e a Junta para desenvolver um trabalho conjunto que permita “valorizar esta tradição” e torná-la “ainda mais visível por esse país fora”, com o objetivo de atrair mais visitantes.
O projeto, ainda em fase de planeamento, prevê intervenções ao nível das margens do rio, procurando conferir “outra dignidade” ao espaço, sem interferir com a autenticidade da celebração. “A ideia é dar uma nova roupagem ao evento, sem mexer naquilo que é a tradição”, frisou.












