REGIÃO -
António Costa visita o IPCA esta terça-feira

O Primeiro-Ministro, António Costa, marca presença na sessão de abertura do ano lectivo 2020-2021 do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no próximo dia 13 de Outubro, no campus do IPCA, em Barcelos.

Num ano marcado pelo regresso às aulas com segurança, mediante o rigoroso cumprimento do Plano de Contingência Interno do IPCA bem como das medidas de segurança definidas pelas autoridades de saúde competentes, António Costa fez questão de estar presente na abertura oficial do ano letivo 20/21 do IPCA.

O Primeiro-Ministro far-se-á acompanhar pelo Ministro do Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, «que tem defendido o regresso às aulas presenciais com segurança e responsabilidade de forma a permitir uma maior equidade e inclusão no acesso ao ensino superior», pode ler-se em comunicado enviado.

PUBLICIDADE

A visita do Primeiro-Ministro incluirá a passagem pelas Escolas, onde terá oportunidade de assistir a uma aula presencial e uma aula em regime híbrido (com estudantes em sala de aula e estudantes a participar à distância através do uso de smart board, sistema de som e câmara e outras ferramentas adequadas ao modelo de ensino híbrido), visita aos laboratórios de investigação e ainda falar aos novos estudantes que estarão representados na “Tenda Académica do IPCA”.

Após percorrer as instalações e realizar as visitas previstas, iniciar-se-á a sessão de abertura do ano lectivo 2020/2021 no auditório Eng. António Tavares com um momento de espetáculo multimédia e os habituais discursos.

Esta sessão insere-se no âmbito do WelcomeIPCA – um programa de receção e integração dos novos estudantes no seio académico e na cidade que os recebe, incluindo diversas atividades e iniciativas de índole académica, cultural e recreativa.

M-FACTORY LAB

À margem desta sessão, será ainda inaugurado o M-Factory Lab, um laboratório industrial que proporciona as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial.