REGIÃO – -
Associação Cidadãos quer postos de carregamento rápido para veículos eléctricos em Esposende

A Associação Cidadãos de Esposende pediu ao presidente da câmara municipal de Esposende, Benjamim Pereira, “urgência” na colocação de postos de carregamento rápido para veículos eléctricos no concelho.

A organização defende que Esposende “não pode ficar atrás nesta matéria”, sustentando que “é fundamental” que o concelho tenha uma oferta que permita não apenas aos residentes como aqueles que o visitam dispor de postos de carregamento.

PUBLICIDADE

“A colocação de postos de carregamento eléctrico para automóveis em Esposende vai certamente incentivar uma maior utilização de veículos eléctricos e promover soluções de mobilidade sustentável, com impactos ambientais reduzidos”, considera a associação, acrescentando que “alguns esposendenses” são obrigados a deslocarem-se aos concelhos vizinhos para poderem carregar os seus veículos.

“Uma cidade que visa ser uma Smart City deverá entender a necessidade urgente em apoiar a mobilidade eléctrica”, afirma.

“Que explicação se pode dar aos que visitam Esposende, que existe uma monitorização do ambiente mas não dispõe de carregadores eléctricos e como tal devem optar por se deslocar a outro concelho? Que impacto terá na economia local e no turismo a falta de postos de carregamento eléctricos?”, são as questões colocadas pela associação a Benjamim Pereira.

Para a Associação Cidadãos de Esposende a autarquia “deveria ter acautelado a necessidade da população local”, concluindo que “não se entende que tenha de ser uma associação local sem fins lucrativos a precaver os interesses locais”.