AMARES - Sessão “SeMente Vital 5 – Cuidar para colher” para consciencializar e mobilizar esforços no apoio à Saúde Mental

AMARES -
Sessão “SeMente Vital 5 – Cuidar para colher” para consciencializar e mobilizar esforços no apoio à Saúde Mental

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Amares assinalou, esta quarta-feira, o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado anualmente a 9 de Outubro, promovendo pelo quinto ano consecutivo a iniciativa “SeMente Vital 5 – Cuidar para colher”.

Ao longo da tarde desta quarta-feira, o auditório Conde Ferreira, em Amares, foi palco de duas “Mesas” de discussão. No primeiro momento, preencheram o painel Ermelinda Macedo, docente na Escola Superior de Enfermagem da UMinho, com o tema “A doença mental: intervenção comunitária no caminho do Recovery (InterComunicaRe)” e ainda Rafael Leite, enfermeiro, com o tema ”MoveMente”. A mesa contou com a moderação de Lia Sousa.

Na segunda mesa marcaram presença Rosa Simões, enfermeira, com o tema “Adolescentes com comportamentos suicidários: avaliação do seu comportamento, do internamento e transição para a comunidade”; João Marques, enfermeiro, com o tema “Projecto+Contigo – Prevenção de comportamentos suicidários em Meio Escolar, pósvenção numa escola de 3ºciclo/Secundária de Lisboa” e Eudora Castro Ribeiro, jornalista, com “Suicídio nos Media: Percepção dos Estudantes de Jornalismo sobre as regras para uma cobertura responsável do suicídio”. A moderação esteve a cargo de Sónia Azenha, Psiquiatra.

PUBLICIDADE

SESSÃO DE ABERTURA

Na sessão de abertura do evento marcaram presença a Vereadora da Saúde do Município de Amares, Cidália Abreu, o Director Executivo do ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira, Nuno Oliveira, o Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, João Paulo Carvalho e a Presidente do Agrupamento de Escolas de Amares, Flora Monteiro.

MANHÃ

No período da manhã decorreu na sala de reuniões do Centro de Saúde de Amares uma oficina com o tema “Promovendo a saúde Mental…Prevenindo o Suicídio…”, dirigido aos profissionais de saúde do ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira.

Esta comemoração teve como objectivo aumentar a consciencialização das pessoas sobre as questões da Saúde Mental e mobilizar esforços no apoio à Saúde Mental.