REGIÃO - Barcelos comemora Dia Mundial do Turismo este fim-de-semana

REGIÃO -
Barcelos comemora Dia Mundial do Turismo este fim-de-semana

O município de Barcelos assinala nos próximos dias 27 e 28 o Dia Mundial do Turismo com diversas actividades centradas em experiências no âmbito do turismo criativo, além de outras centradas no Rio Cávado e no Caminho de Santiago.

A primeira actividade, sexta-feira, é uma Creative Walk pela cidade sobre Experiências de Turismo Criativo e oficinas de pintura criativa com artes tradicionais, no dia 27, entre as 09h00 e as 13h00, na Torre Medieval.

Às 14h30 decorre, para os mais radicais, uma descida do rio Cávado numa barca com uma degustação de produtos tradicionais, até à Barca do Lago, em Esposende, numa parceria entre as Câmaras de Barcelos e de Esposende, com início na Praia Fluvial de Mariz. Esta actividade está, essencialmente, vocacionada para os profissionais do Turismo, e pretende mostrar e sensibilizar para o potencial do rio Cávado enquanto eixo de dinamização turística.

PUBLICIDADE

O programa continua às 22h00, no Largo da Porta Nova, com a performance audiovisual ‘An Essence of a Legacy’, inspirada na arte e na criatividade do figurado de Barcelos e que tem como objectivo desenvolver uma viagem de experiências perceptivas, procurando representar as suas características identitárias mais particulares.

O Dia Mundial do Turismo fica também marcado pela iniciativa Turismo Náutico no rio Cávado com percurso interpretativo das Lagoas de Caíde, no dia 28, às 08h30, em Areias de Vilar.

A tarde é dedicada a um passeio a cavalo pelo Caminho de Santiago, com início às 14h30, em Macieira de Rates.

O Dia Mundial do Turismo comemora-se desde 27 de Setembro de 1980, depois de ter sido decretada a data pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em 1979.

Os interessados em participar nas actividades devem inscrever-se através do e-mail [email protected] ou através do número 253 811 882.