REGIÃO - -
Barcelos nomeada em todas as categorias às 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Câmara de Barcelos candidatou-se às 7 Maravilhas da Cultura Popular nas categorias Artesanato, Lendas e Mitos , Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos.

Na primeira fase as sete candidaturas que Barcelos apresentou foram aceites e estão nomeadas para a edição deste ano 2020.

O concurso nacional apresenta sete categorias e Barcelos está representado em todas: o Figurado na categoria Artesanato, a Lenda do Galo nas Lendas e Mitos, a Feira Semanal nas festas e feiras, a Banda Plástica na categoria Músicas e Danças, o Pão das Almas de Cossourado nos Rituais e Costumes, a Procissão das Cruzes na categoria Procissões e Romarias e as ocarinas e rouxinóis na categoria dos Artefactos.

PUBLICIDADE

O desafio é evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país.

Este é o selo base das 7 Maravilhas e advém da validação da candidatura pelo Conselho Científico da organização. A próxima fase selecciona 7 candidatos por distrito e é divulgada em Maio.

O concurso 7 Maravilhas de Cultura Popular tem como objectivo a valorização e reconhecimento daquilo que caracteriza o país e assenta, nesta edição, no património cultural material e imaterial das várias regiões e localidades do país, contribuindo para a diferenciação e promoção territorial.