REGIÃO -
Barcelos testa comunidades ciganas e pessoal das creches

O pessoal docente e não docente das creches e as três comunidades ciganas da freguesia de Barqueiros vão ser testados ao Covid-19 ainda esta semana, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Barcelos.

Segundo Miguel Costa Gomes, serão testados cerca de uma centena de membros das três comunidades ciganas, onde foram detectadas cerca de uma dezena de casos positivos.

PUBLICIDADE

No que respeita às creches, são no total 240 pessoas a ser sujeita a testes de despistagem, numa acção desenvolvida pelo Instituto da Segurança Social de Braga, em articulação com os serviços de saúde do concelho, e que se insere no conjunto das medidas previstas para a reabertura das creches para crianças até aos três anos de idade.

Esta acção junto dos profissionais desta área educativa segue-se ao rastreio já realizado junto dos cerca de mil colaboradores das instituições sociais de acolhimento e apoio aos idosos do concelho– estruturas residenciais para pessoas idosas (ou lares), unidades de psicogeriatria e demências, lar residencial, serviços de apoio domiciliário e casas de acolhimento.