O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a pavimentação de um troço da Mata da Albergaria, no concelho de Terras de Bouro, defendendo que o projeto “não garante a proteção” daquele local.
“Trata-se de mais um projeto que não garante a proteção da Mata de Albergaria, nem o Parque Nacional da Peneda-Gerês, nem assegura a preservação dos seus valores naturais, da paisagem ou dos habitats existentes”, referem os bloquistas.
Em comunicado, o BE lembra que a Mata de Albergaria, de acordo com o Plano de Ordenamento do Parque Nacional, encontra-se classificada como zona de proteção parcial e total do ambiente natural, tendo como principal objetivo de gestão a preservação do seu valor ecológico.
Sublinha que nos últimos dias tem sido noticiado o contrato da empreitada de pavimentação da estrada da Mata de Albergaria, num total de 791 mil euros, mais IVA, assinado entre a Câmara de Terras de Bouro e uma empresa de Vila Nova de Famalicão.
A intervenção contempla a substituição do pavimento atual, em terra batida, por calçada. O projeto também prevê a instalação de barreiras e guardas de proteção, além da construção de valetas, sempre que as condições do terreno permitirem.
O deputado do Bloco, Fabian Figueiredo, questionou o Governo sobre os procedimentos que foram adotados pela Câmara Municipal de Terras de Bouro junto do ICNF, para obtenção de autorização para a obra referida e sendo a Mata de Albergaria classificada como zona de proteção parcial e total do ambiente natural como é possível realizar uma obra desta dimensão.
Fabian Figueiredo questionou ainda como será possível compatibilizar a preservação ambiental com o aumento da pressão turística que resultará da referida obra.












