BRAGA – Braga assume lugar no Comité Consultivo Politico da Rede CIVITAS

BRAGA –
Braga assume lugar no Comité Consultivo Politico da Rede CIVITAS

Miguel Bandeira, vereador da Câmara de Braga, foi nomeado membro do Comité Consultivo Político do CIVITAS – Influenciar a Política Europeia para o Transporte Urbano, integrando um grupo de peritos em toda a Europa.

Esta nomeação surge na sequência de diversas participações de Braga em projectos europeus no âmbito da mobilidade e de ser membro efectivo da Rede Ibérica CiViNET – España y Portugal.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a autarquia afirma que “este é um reconhecimento do valor e da mais-valia da participação de Braga nestes projectos europeus e da qualidade dos seus quadros políticos”.

O Comité Consultivo Político da CIVITAS é composto por um grupo de líderes políticos europeus cuja acção e experiência lhes permite actuar como grupo de influência e acompanhamento da iniciativa CIVITAS, assim como das respectivas redes de cidades.

As principais funções dos membros passam por elaborar recomendações políticas; reforçar a ligação entre a União Europeia (UE) e a rede de cidades CIVITAS, bem como as redes nacionais e regionais CIVINET; escolher o anfitrião da cidade para a Conferência anual CIVITAS entre as cidades candidatas; integrar as principais actividades da Rede CIVITAS, tais como, partilhas de experiências e grupos de trabalho temáticos; assegurar e reforçar a participação de políticos locais de cidades CIVITAS nas actividades CIVITAS e aconselhar e apoiar a organização da rede nas suas actividades principais.

A Rede CIVITAS é um conjunto de redes de autoridades locais, também promovidas pela UE, empenhadas em aplicar estratégias integradas para uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e sustentável.

Esta rede tem como objectivos a promoção e implementação de medidas de transporte urbano sustentáveis, limpas e energeticamente eficientes, a implementação de pacotes integrados de “tecnologia e medidas políticas”, a criação de massa crítica e mercados para a inovação.