MOBILIDADE -
Braga avança com projecto ‘Eu já passo Aqui’ para promoção das acessibilidades

Ricardo Rio anunciou que o município vai avançar com o ‘Eu já passo Aqui’, um projecto que visa promover a acessibilidade e a segurança rodoviária na zona central da cidade.

O presidente da Câmara de Braga, que falava num debate sobre os 20 anos de acessibilidades em Portugal promovido pela Associação Salvador em parceria com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, adiantou que o investimento supera os três milhões de euros.

PUBLICIDADE

“Em breve vamos iniciar o projecto ‘Eu já passo Aqui’ que vai intervir em 19 mil metros quadrados de passeios, criar 61 passadeiras sobrelevadas e inteligentes. Este é um investimento superior a 3 milhões de euros que vai aumentar a acessibilidade e a segurança rodoviária na zona central da cidade, dando um foco especial às áreas escolares”, referiu no debate, por vídeo-conferência, que contou com a participação da Secretária de Estado da Inclusão, de técnicos e empresários.

Na intervenção, o autarca deu conta dos “inúmeros projectos que o município está a desenvolver na área da mobilidade e da promoção das acessibilidades”, com o “objectivo de garantir acessos com segurança e conforto para todos os cidadãos”.

Ricardo Rio deu ainda conta do projecto que está a ser realizado em quatro bairros da cidade e que, através de intervenções no espaço público, “está a ajudar a mudar o panorama daquelas zonas densamente povoadas”.

“Mais do que uma visão técnica e estratégica, esta é uma área que exige coragem porque não estamos a estamos a construir uma cidade de raiz. E temos que reinventar aquilo que existe, criar novas regras, mudar os modelos de funcionamento da cidade e isso nem sempre agrada a todos”, rematou Ricardo Rio.