CULTURA – Braga celebra António Variações em quatro fins-de-semana

CULTURA –
Braga celebra António Variações em quatro fins-de-semana

‘Variações’ é um programa de actividades dedicado à vida e obra de António Variações que decorre em Braga de 5 de Outubro a 3 de Dezembro, data em que faria 75 anos.

Integrado na candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura de 2030, o programa, ao longo dos próximos meses, o músico natural de Amares – Braga é cúmplice, alibi e inspiração para quatro fins-de-semana de oficinas para todos, performances e residências artísticas, conversas performativas em locais inusitados, um espectáculo final e ainda um documentário que regista todo este processo.

PUBLICIDADE

Cada fim-de-semana responde a um tema onde nos deixamos guiar pela sua inegável influência, não tanto para regressar de forma saudosista ao que foi Variações, mas para que o seu imaginário seja alimento para novas criações, novos caminhos, novos pensamentos. Só assim acreditamos que estamos a prestar‑lhe a devida homenagem.

Todas as actividades de ‘Variações’ são gratuitas e abertas à cidade, aos seus habitantes e a quem a visita. Acontecem em diferentes locais, para diferentes públicos, com diferentes modalidades e resultados.

Toda a programação dedicada a António Variações no site, Facebook e Instagram da Estratégia Braga Cultura 2030.

PROGRAMA PARA DIAS 5 e 6

Dia 5

Oficina de Plástica
Zet gallery
15h00
com talkie-walkie

Sabia que apenas 1.˚ separa a latitude entre Nova Iorque e a Sé de Braga? Talvez António, quando viajou à América, tenha encontrado muitas variações na atitude dos nova-iorquinos. Hoje, até é ao contrário: para termos atitude temos de ter variações, saber transformar o que existe. Por isso, nesta oficina vamos trocar o Sameiro pelo Guggenheim.

público-alvo famílias
máx. 20 participantes
duração 01h30

inscrição gratuita aqui:
https://forms.gle/UHy89fvUCfx4vZGK8

 

Conversa Performativa
Zet gallery
17h30
com José Reis, José Teixeira e Magda Henriques

Numa boa conversa dá-se e recebe-se. Ouve-se, pensa‑se, questiona‑se. Debater ideias tendo como ponto de partida António Variações, uma figura que nos colocou tantas questões, é um privilégio. Nesta conversa performativa tentaremos invocar o seu espírito provocador, para falarmos da troca, das permutas sociais, económicas e culturais, que todos protagonizamos no dia-a-dia.

 

Dia 6

Oficina de Criação Musical
Museu dos Biscainhos
15h00
com ondamarela

António Variações é um ícone da cultura portuguesa. Quando se assinalam 35 anos da sua morte e 75 do seu nascimento, esta oficina, inspirada na sua música e na sua visão, vai explorar os sons e as palavras do artista, ao mesmo tempo em que arrisca misturas e fusões imprevisíveis. Vamos captar sons inusitados e baralhá‑los com cavaquinhos e bombos. Vamos fazer música nova. Vamos dar e receber.

 

público-alvo famílias
máx. 20 participantes
duração 01h30

inscrição gratuita aqui:
https://forms.gle/wVg1pZNUzkWH7qw29

Espectáculo de Dança
Apresentação Final Residência Artística I – Dança
Museu Dos Biscainhos
17h30

Um palácio barroco, um jardim ao cair da tarde, um percurso
feito em dança e em música. Helena Oliveira e Miguel Ramos vão criar, em residência artística com as comunidades da NEED Cooperativa e do Agrupamento e Escolas de Maximinos (Alunos
do Ginasiano Escola de Dança), uma performance colaborativa.
Uma nova criação conjunta, inspirada na obra e na figura de Variações.