BRAGA – Braga com mais um Espaço do Cidadão para facilitar acesso à administração central

BRAGA –
Braga com mais um Espaço do Cidadão para facilitar acesso à administração central

O presidente da Câmara de Braga inaugurou, esta quinta-feira, o Espaço do Cidadão de S. Vicente, instalado na sede da Junta de Freguesia. Este é já o sétimo espaço aberto pela autarquia

Ricardo Rio afirmou que a abertura destes espaços tem sido uma “aposta ganha” e uma “enorme mais-valia” para os cidadãos em termos de qualidade e rapidez dos serviços prestados, consolidando “o objectivo de facilitar o acesso da população a um vasto leque muito vasto de serviços da administração central”.

PUBLICIDADE

“Esta é uma resposta de proximidade que vem facilitar a vida de muitas pessoas. Nos últimos anos temos procurado estimular a criação de uma rede de Espaços do Cidadão em todo o concelho que complementem as valências públicas”, salientou o autarca, referindo que freguesias como Gualtar, Celeirós, Nogueira, Arentim e Pedralva já manifestaram o interesse em receber este tipo de serviços.

De referir que no ano passado foram realizados mais de seis mil atendimentos nos seis Espaços do Cidadão existentes: Tadim, Sequeira, Sobreposta, Real, Adaúfe e Figueiredo. Já este ano e até 31 de Outubro, o número de atendimentos foi de 5.525. De referir que estes seis espaços funcionam ainda como posto de atendimento descentralizado do Balcão Único Municipal.

Os Espaços do Cidadão resultam da adesão do município ao projecto nacional de criação de uma rede de Espaços do Cidadão, no âmbito do Programa Aproximar, formalizada mediante um protocolo assinado entre a autarquia e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Nestes espaços são prestados mais de 170 serviços tutelados por diversas entidades da Administração Central, sendo possível tratar de serviços como a Carta de Condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão do Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre muitos outros.