BRAGA - Braga destacada como exemplo de crescimento inclusivo em Atenas

BRAGA -
Braga destacada como exemplo de crescimento inclusivo em Atenas

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, participou no quarto encontro dos “Champion Mayors” para o Crescimento Inclusivo da OCDE que se realizou esta segunda-feira em Atenas. O encontro ficou marcado pela aprovação do roteiro para o Crescimento Inclusivo que tem como principal foco o modo como as cidades podem promover a inovação nos sectores público, tecnológico e social.

No encontro foi analisado o inquérito sobre a Capacidade de Inovação promovido a 89 cidades de todo o mundo pela OCDE e Bloomberg Philantropies, tendo Braga sido destacada ao lado de Reiquejavique e Roterdão.

Na sessão, Ricardo Rio destacou a aposta que o «sector público tem feito na inovação e o esforço realizado para estimular a inovação e o empreendedorismo entre os privados e as instituições da sociedade civil».

PUBLICIDADE

O autarca realçou a importância que a participação neste fórum da OCDE tem para Braga, pois ao «mesmo tempo nos oferece a possibilidade de promover o que temos feito em diversas áreas, obtemos também a capacidade para aprender com exemplos de outras cidades e de participar neste tipo de estudos internacionais, até para verificar a fiabilidade e a pertinência das nossas políticas públicas».

Rio foi ainda convidado a intervir num painel sobre a inovação social e a forma como as cidades a podem promover nos seus territórios, tendo abordado alguns projectos que têm sido implementados nos últimos anos, como o “Braga a Sorrir”, fornecendo cuidados de saúde oral às famílias mais carenciadas ou a política de ofertas de manuais escolares no primeiro ciclo.

Ricardo Rio apresentou igualmente aos seus colegas autarcas o “Human Power Hub”, um projecto que em breve irá ter o seu início e que se destina a promover projectos de inovação social para todas as idades, desde os mais jovens aos mais idosos.

STARTUP BRAGA

Financiado pelo Portugal Inovação Social, o programa de fundos europeus criados pelo governo português em 2015,irá funcionar como «uma espécie de Startup Braga para projectos de inovação social, fazendo com que exista no nosso concelho uma verdadeira capacidade de criação de novos projectos de empreendedores que tenham uma visão social e de inovação, criando ao mesmo tempo um novo espaço para a criação de novos negócios, envolvendo ao mesmo tempo os sectores público e privado».

Esta foi a segunda vez que Ricardo Rio participou ao num encontro dos “Champion Mayors” da OCDE, depois de ter sido convidado para aderir em 2017, devido ao seu contributo para o crescimento inclusivo em Braga. Mais de 30 autarcas estiveram representados neste encontro, como os autarcas de Bilbao, Estocolmo, Singapura, Fukuoka, Hamburgo, Sevilha, Tampere, Budapeste, Santa Mónica ou Milão.

Ricardo Rio participou ainda numa sessão conjunta entre autarcas e ministros, com o objectivo de explorar as potencialidades de cooperação entre cidades e governos centrais. Portugal esteve representada nesta sessão pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Nelson de Souza e ainda pelos autarcas do Porto e de Sintra, Rui Moreira e Basílio Horta.