SAÚDE -
Braga distinguida pela promoção do envelhecimento saudável

A Câmara de Braga acaba de ser distinguida com o Selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021’ pelo desenvolvimento de políticas e práticas de promoção do envelhecimento saudável. A distinção é atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) neste que é o Dia Internacional do Idoso.

Segundo a OPP, as políticas adoptadas pelo município demonstram “um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

PUBLICIDADE

Para o presidente da Câmara, Ricardo Rio, a atribuição do Selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021’ constitui motivo de orgulho e um momento para reafirmar o “compromisso do município em desenvolver respostas que contribuam para que a população idosa continue a desenvolver e a partilhar as suas experiências e a cumprir um papel activo na sociedade”.

“Desde o primeiro momento que assumimos que as respostas sociais e o bem-estar dos cidadãos mais vulneráveis são a nossa principal prioridade e temos trabalhado para que os idosos desfrutem de uma qualidade de vida cada vez maior”, recorda o autarca.

A par dos programas de actividades desportivas e de lazer, como o ‘Braga Activa’, a ‘Natação Sénior’ ou o ‘Boccia Sénior’, município promove o ‘Ciclo do Conhecimento, um programa visa a valorização pessoal e social do público sénior através da aquisição de conhecimentos e de novas aprendizagens.

A estes acrescem programas como o ‘Avóspedagem’, o ‘Café Memória’ e o ‘Braga a Sorrir’, um projecto pioneiro de cuidados de saúde oral desenvolvido desde 2014.