BRAGA -
Braga ilumina-se para assinalar o São João

É dentro de portas e com restrições que Braga vai assinalar, este ano, o São João. Entre os dias 15 e 24 de Junho, os principais pontos da cidade de Braga estarão iluminados para assinalar o santo padroeiro.

A Associação de festas reinventou o programa face à realidade que o país atravessa e desafia os bracarenses a viverem o São João dentro de portas.

PUBLICIDADE

A organização desafia a comunidade a viver as festas de São João em casa, convidando à partilha desses momentos nas redes sociais, numa iniciativa sob o mote ‘São João dentro de Portas’, longe das ruas, o que acontece pela primeira vez, em mais de 800 anos de história.

Os Amor Electro são cabeça de cartaz para a noite de 23 de Junho, naquele que é o único evento que acontece fisicamente, ou seja, fora de portas, na edição deste ano. A banda sobe ao palco, pela primeira vez desde o início do confinamento, do grande auditório do Altice Forum Braga, num concerto solidário, cuja verba angariada reverte na totalidade para o fundo social sanjoanino.

Canto D’Aqui, Sinos da Sé, Rusga de São Vicente, Grupo de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio, Grupo Folclórico da Universidade do Minho, Espiral, Ida e Volta e Banda Musical de Cabreiros são algumas das associações que pisam estúdio de televisão concebido especialmente para celebrar o santo casamenteiro.

A estas juntam-se a Farra Minhota, bem como as vozes de Carlos Ribeiro, Maria Celeste, Valter e Borguinha, para os cantares à desgarrada, e ainda o ‘Rei David’.

A associação de festas apresenta também o primeiro avanço do projecto de reinterpretação do cancioneiro sanjoanino bracarense, a apresentar em 2021, e que conta com a colaboração de Daniel Pereira Cristo.

O programa é transmitido nos canais digitais da Associação de Festas de São João de Braga e pode ser consultado aqui.