BRAGA

BRAGA -
Braga recebe encontro da rede europeia de media art EMAP

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga, Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts, acolheu esta semana um encontro da EMAP – European Media Art Platform, rede que tem por objectivo a promoção da criação artística e a colaboração a nível europeu no ramo da media art.

O gnration, em Braga, é a única estrutura nacional que integra esta rede onde se encontram as mais prestigiadas instituições europeias que realizam trabalho neste domínio artístico.

 A par do centro de cultura contemporânea bracarense, figuram também nesta rede a Ars Electronica (Áustria), Antre Peaux (França), FACT Liverpool (Reino Unido), iMAL (Bélgica), Impakt – Centro de Cultura Media (Países Baixos), Instituto Kersnikova (Eslovénia), Kontejner – bureau de práticas de arte contemporânea (Croácia), LABoral Centro de Arte e Criação industrial (Espanha), M-Cult (Finlândia), Centro de Artes NeMe  (Chipre), Onassis Stegi (Grécia), RIXC Centro para Nova Cultura Media (Letónia) e o Centro de Arte Wro (Polónia).

 Para além da dinamização da Media Art dentro da Europa, a EMAP promove ainda um conjunto de residências destinadas a artistas europeus, residentes ou naturais, que trabalham nas áreas da arte digital, media art e bio-art.

O encontro em Braga, que juntou duas dezenas de representantes destas instituições culturais, teve também como propósito avaliar e seleccionar os projectos vencedores para o próximo conjunto de residências artísticas, resultantes de uma open call que terminou em Novembro de 2022.

 Na última edição da open call levada a cabo pela rede, Marc Vilanova foi o nome seleccionado para desenvolver uma proposta artística em Braga. O artista catalão está por estes dias em residência artística no gnration a preparar uma instalação que será apresentada nos próximos meses na cidade e em outras cidades europeias.

 Os membros da rede tiveram ainda oportunidade para conhecer de perto o trabalho do gnration, estrutura nacional que tem por missão a promoção da cultura contemporânea nos campos da música electrónica e da arte digital, e da Braga Media Arts, projeto de acção de Braga enquanto Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts.

 A EMAP – European Media Art Platform é um projecto co-financiado pela União Europeia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS