OPINIÃO

OPINIÃO -
Caddie para uma jogada perfeita

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Artigo de Marco Alves

 

Caddie é um assistente que dá suporte ao jogador de golfe durante o jogo. É comum o caddie juntamente com o jogador conduzir o carrinho de golfe para transportar o saco de golfe e os tacos, de um determinado buraco para outro. Fornece também dicas úteis sobre qual taco a usar para determinada jogada.

PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, os terrenos da instalação do campo de golfe em Amares têm levantado a habitual discussão de opiniões na sociedade, incluindo as figuras políticas que refletem impaciência na decisão de avançar ou recuar. Contudo, e para bem do concelho, há necessidade de entender definitivamente que o investimento é privado e não do erário público, e porque não é eficaz a conclusão da revisão do plano diretor municipal (PDM). A grave situação de seca severa e extrema que se faz sentir em Portugal está a motivar diversas publicações incorretas, que apontam para o elevado consumo de água nos campos de golfe. Farei uma abordagem ao tema futuramente.

A instabilidade gerada pela revolução do 25 de abril de 1974 fez com que os turistas fugissem do país, houve uma quebra quase total do turismo externo no Algarve, depois o Estado interveio na gestão dos empreendimentos turísticos, não os expropriou, mas assumiu a gestão para preservar os empregos. A extrema-esquerda chegou a querer transformar os campos de golfe em campos agrícolas. Anos depois, as empresas foram devolvidas, mas os empresários não tiveram vida fácil. 

Além de se verem obrigados a assumir as dívidas pendentes, enfrentaram taxas de juro que chegaram a superar a barreira dos 30%. O golfe ajudou na evolução do turismo na zona algarvia. Os operadores turísticos estrangeiros começaram a trazer golfistas de Inglaterra e da Irlanda que contribuíram decisivamente para melhorar as taxas de ocupação dos hotéis da região, sobretudo nas épocas mais baixas, como a primavera e o outono. Hoje, o Algarve é um destino de golfe de eleição, catapultando o turismo algarvio no seu todo. O turismo do golfe gera uma riqueza global anual de 500 milhões de euros.

A história ensina-nos que as realizações dos projetos marcam significativamente o desenvolvimento e crescimento económico do país, da região, do concelho e localidades.

Hole-in-one, descreve a jogada perfeita, o jogador consegue acertar no buraco com apenas uma tacada. Por analogia, usamos a expressão para descrever qualquer êxito extraordinário obtido no âmbito pessoal ou profissional: “O presidente conseguiu dar um banho de diplomacia na sexta-feira depois que seus esforços resultaram em aparente êxito com a assinatura de acordo”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS