AMARES - -
Câmara de Amares formalizou protocolos de colaboração com Associações concelhias para 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e os dirigentes associativos do Concelho procederam, esta semana, à assinatura de protocolos de colaboração para o ano 2020. Os valores, «num investimento superior a 400 mil euros, destinam-se à execução dos planos de actividades das mais de 50 associações recreativas, culturais, desportivas e sociais existentes no território».

Na cerimónia, Manuel Moreira destacou a importância das associações locais no território. «O associativismo é hoje uma marca forte do Concelho. Temos colectividades que, nas suas diferentes áreas de acção, desenvolvem um trabalho notável, que nos enche de orgulho. Sabemos que é um trabalho que exige doação pessoal, energia e tempo em prol do bem comum, de algo maior. Sentimos que existe essa entrega e essa motivação dos nossos dirigentes e colectividades. Bem hajam por esse contributo para uma sociedade melhor», referiu.

O Presidente frisou também que «as verbas disponibilizadas, ainda que sejam sempre insuficientes para as aspirações, representam um grande esforço financeiro da autarquia», destacando ainda a «colaboração de meios humanos e técnicos que o município disponibiliza, sobretudo através da acção do Gabinete do Associativismo, Desporto e Juventude».

PUBLICIDADE

«FIRME CONVICÇÃO QUE ESTA FORMA DE ACTUAR TRAZ BENEFÍCIOS»

Já o vereador do Associativismo, João Esteves, sublinhou ser com muito «apreço» e ao mesmo tempo «grande responsabilidade» que o Município de Amares formaliza a assinatura destes protocolos de colaboração.

«Existe da parte da Município a firme convicção que esta forma de actuar traz benefícios reais para ambas as partes, saindo a ganhar. Podem sempre contar com a Câmara Municipal, pois os nossos objectivos confundem-se e só faz sentido se trabalharmos em parceria, como aliás sempre temos vindo a fazer», acrescentou.

UNIR SINERGIAS

Também os responsáveis das associações destacaram a importância de unir sinergias. «Em tudo o que fazemos na vida temos mais sucesso se trabalharmos unidos por um objectivo comum e estou certo que a associação que represento, tal como as restantes, não dariam tantos frutos se não fosse o apoio do Município», disse, a título de exemplo, José Silva, presidente do Rendufe Futebol Clube. «Estes apoios são uma forma de manter vivo o tecido associativo e de servir de estímulo para que novas associações sejam criadas», concluiu.

Para além destas verbas protocoladas, o município destina, ainda, para este ano, «uma verba de 255 mil euros de subsídios ao investimento para apoiar obras nas infra-estruturas das associações».

Recorde-se que, desde 2014, o Município de Amares leva a cabo a Semana do Associativismo que no ano 2020 terá lugar de 20 a 26 de Abril.