AMARES - -
Câmara de Amares lança programa “Família Amiga do Ambiente”

A Câmara de Amares anunciou, esta quinta-feira, o lançamento do programa “Família Amiga do Ambiente”, em que todos os meses – em pelo menos um dos dias do fim-de-semana – os centros de educação ambiental abrirão portas para que as famílias possam realizar diversas actividades experimentais, tais como saídas de campo, observações da fauna e da flora, entre outras.

O novo programa foi dado a conhecer esta tarde, em conferência de imprensa da 3ª edição da Agenda Ambiental do Município de Amares.

Relativamente às edições anteriores da Agenda (2018 e 2019), Manuel Moreira faz um «balanço positivo», onde estiveram directamente envolvidas «mais de 25 000 pessoas» em diversas acções de sensibilização e valorização do património ambiental, nomeadamente, Eco Plogging, teatros, acções de reflorestação, acções educativas, música, caminhadas, workshps e exposições.

PUBLICIDADE

O autarca lembrou ainda que as questões ambientais devem fazer-nos «reflectir, uma vez que o mundo está a sofrer várias alterações. Esta Agenda vem mostrar aquilo que pretendemos fazer no sentido de dar um contributo para o território e no combate a este flagelo. Todos devemos contribuir e se assim for, o mundo será muito melhor para os vindouros».

Já o Vereador do Ambiente do Município de Amares, Vítor Ribeiro, destacou a «importância» da aposta e do desenvolvimento deste tipo de actividades e projectos, que «já demonstram dar passos ao nível ambiental».

«Esta é a 3ª edição da Agenda Ambiental, um desafio que começamos em 2018 e que este ano terá um reforço relativamente à sensibilização ambiental e à valorização do património ambiental, para que assim se consiga atrair mais pessoas ao concelho».

Com algumas actividades ainda com data por definir, a Agenda segue a linha do ano transacto, mantendo os quatro “grandes” eventos, nomeadamente, o “Green Sunset”, o “Eco River”, o “Blue Day” e a Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável.

«A Agenda tem de ser mais, pois é preciso chegar às pessoas. Estamos a fazer esse esforço e já temos tido alguma procura por parte da população para se associar e participar nestes eventos», acrescentou Vítor Ribeiro.

O Vereador do Ambiente espera também que as várias actividades «tenham sucesso, não somente as grandes iniciativas mas também as mais pequenas, onde temos Associações, Juntas de Freguesia e Escolas a trabalhar em parceria com o Município de Amares».

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Fevereiro de 2020