REGIÃO -
Câmara de Barcelos aprova cerca de 188 mil euros em apoios financeiros às freguesias

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, esta quarta-feira, em reunião extraordinária, um conjunto de subsídios a dez freguesias do concelho, no valor global de 187.200 euros, destinados à comparticipação em obras de alargamento, repavimentação, requalificação e pavimentação de caminhos e outras vias públicas, construção de sistemas de drenagem de água pluviais e muros de suporte, entre outros.

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou o envio à Assembleia Municipal, para apreciação e votação, das Contas Consolidadas do Grupo Municipal do ano de 2019.

Aprovou, também, um contrato de cooperação com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), tendo em vista a comparticipação financeira daquele Instituto, no valor de 23.616 euros, nos encargos da aquisição da prestação de serviços de acompanhamento técnico necessário para a elaboração da estratégia local de habitação por parte do município. 

PUBLICIDADE

Esta decisão enquadra-se na candidatura da autarquia ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, criado pelo Decreto-Lei n.º 37/2018, de 4 de Junho, tendo a mesma sido aprovada pelo IHRU, e tem como objectivo concretizar a deliberação municipal de 12 de Julho de 2019.

No âmbito dos apoios sociais decorrentes dos efeitos da pandemia do covid-19, foram ratificadas despesas assumidas pelo município de três freguesias e duas instituições sociais, no valor global de 2.694 euros.