GERÊS -
Câmara de Terras de Bouro prepara candidatura da Subida da Vezeira ao Inventário do Património Cultural Imaterial

A Câmara de Terras de Bouro está a elaborar um “dossier” de caracterização da Subida de Vezeira com vista à abertura do processo de classificação para a inscrição desta prática no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial Português, anunciou a autarquia.

«Esta medida destina-se a proteger manifestações em risco de desaparecimento a curto e médio prazo. Desta forma, espera-se poder ajudar a travar o declínio desta actividade tão importante e tão identitária das nossas populações, assumindo o município as acções de salvaguarda e valorização na edição de 2021», refere a Câmara.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Terras de Bouro «procura assim assumir a dinamização das tradições como factor essencial do reforço da entidade cultural do Minho», «ciente da importância destas tradições típicas».

«No passado dia 17 de Maio teve lugar a tradicional subida à serra do gado das Vezeiras do Gerês e de Rio Caldo. Nas atuais circunstâncias não foi possível realizar a habitual festa para assinalar esta tradição ancestral, momento que será, certamente, retomado no próximo ano», sublinha a autarquia.